Formação de 160 horas explora do estúdio ao palco, com foco em mercados e espetáculos
O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Escola Solano Trindade de Formação Artística e Cultural (Escult), lançou o curso livre “Produção Musical: Mercados e Espetáculos”. A formação é totalmente online, gratuita e acessível, com recursos de audiodescrição, legendas e intérprete de Libras.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site escult.cultura.gov.br.
O curso é voltado para artistas, produtores musicais, técnicos, gestores culturais e interessados nos bastidores da música; do estúdio às plataformas de streaming, passando pelo audiovisual e até pelas discussões sobre inteligência artificial no campo sonoro.
Com 160 horas de carga horária, a iniciativa oferece certificado, fóruns interativos e acompanhamento de especialistas. São 140 vagas disponíveis e não é necessário conhecimento prévio para participar.
Cronograma do curso
A formação é organizada em seis trilhas de aprendizagem:
- Mercado Independente e a Distribuição da Música: história e panorama do mercado musical no Brasil e estratégias para artistas independentes.
- Produzindo em estúdio: etapas e procedimentos, habilidades técnicas e criativas do produtor musical.
- Histórico e evolução do som em espetáculos: evolução dos sistemas de som em eventos.
- Práticas audiovisuais no mercado musical e de espetáculos: interfaces entre música, audiovisual, cultura do ao vivo e videoclipes.
- Do estúdio para o público: direitos autorais, ECAD, ISRC e circulação da obra.
- Controvérsias tecnológicas: inteligência artificial, futuro do som e desafios éticos.
Ao final, os participantes recebem certificado personalizado emitido pelo MinC e pela UFRB.









