Animal foi encontrado preso e ferido em propriedade rural. Após atendimento veterinário, será reintegrado à natureza pela Polícia Ambiental, em um caso que simboliza o conflito entre a expansão urbana e a vida silvestre.
Uma cena incomum na área rural de Pompéia, chamou a atenção nesta semana: uma onça-parda foi resgatada pelas equipes de bombeiros dentro de um galinheiro. O caso, registrado pelo 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros de SP, vai além do resgate e levanta questões importantes sobre a preservação ambiental.
A ocorrência foi atendida pela guarnição de Marília, em apoio ao Policiamento Ambiental. De acordo com os bombeiros, o animal, um filhote ou jovem da espécie, havia entrado no galinheiro e acabou ficando preso em uma armadilha.






Resgate e atendimento veterinário
O animal foi encontrado com alguns ferimentos leves. Imediatamente após o resgate, a onça-parda recebeu atendimento especializado da médica-veterinária Dra. Juliana Guarnieri, em sua clínica. O objetivo do cuidado foi estabilizar o animal e garantir que ele estivesse em condições de ser devolvido à natureza. Após os exames necessários, a soltura será realizada pelo Policiamento Ambiental em uma área de vegetação natural adequada para a espécie.
Corporação alerta para a causa ambiental
O Corpo de Bombeiros destacou que a aparente “invasão” do animal a um espaço humano é, na verdade, uma consequência direta da ação humana. À medida que florestas e matas são reduzidas para dar lugar a lavouras, estradas e cidades, o habitat natural desses animais é fragmentado ou destruído.
Sem seu território e suas presas naturais, animais silvestres como a onça-parda são forçados a se aventurar em áreas povoadas em busca de alimento e abrigo. A instituição pontuou: “Não é a onça que está invadindo o espaço humano… somos nós que, muitas vezes, estamos invadindo o dela”.










Você precisa fazer login para comentar.