Capacitação “Mobiliza CEUs da Cultura”, com 30 horas e certificado, está com inscrições abertas até fevereiro de 2026 na plataforma Escult.
O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), está com inscrições abertas para o curso gratuito “Mobiliza CEUs da Cultura”. A capacitação, que celebra os 15 anos dos CEUs das Artes e dialoga com a nova política dos CEUs da Cultura, foi lançada oficialmente durante o 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura.
Voltado para profissionais que atuam ou têm interesse na gestão de equipamentos culturais, o curso livre profissional tem como objetivo central capacitar agentes em metodologias de mobilização comunitária. A iniciativa é uma realização da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC) do MinC.
Com carga horária de 30 horas, a formação é direcionada a um público multidisciplinar, incluindo gestores culturais, educadores, geógrafos, arquitetos, urbanistas, psicólogos e assistentes sociais. O conteúdo propõe uma imersão em temas, metodologias e ferramentas práticas para fomentar a participação ativa da população local na concepção e gestão dos CEUs da Cultura, equipamentos públicos de caráter comunitário.
A consultora da UNESCO responsável pela produção do curso, Marcella Arruda, destacou a importância do engajamento da comunidade. Ela afirmou que a iniciativa demonstra como metodologias lúdicas e interativas são cruciais para a inovação na gestão pública, permitindo que as políticas culturais reflitam, de fato, as necessidades e os potenciais de cada território.
O curso é totalmente online e gratuito, com acesso pela plataforma Escult – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação em Arte, Cultura e Economia Criativa, por meio do link escult.cultura.gov.br. O período de inscrições segue até o dia 5 de fevereiro de 2026, e as aulas se estendem até 5 de março do mesmo ano. O requisito para participação é o ensino médio completo.









