Fiscais da agência, com apoio da Polícia Civil, localizaram um dispositivo conhecido como “ERB Fake” em um prédio na região central da capital paulista. Esta é a quinta apreensão do tipo em menos de um ano.
Na tarde de quinta-feira, dia 22 de maio, agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram uma operação em um edifício próximo à estação Paraíso do metrô, na capital paulista, e apreenderam um equipamento clandestino utilizado para o envio em massa de mensagens SMS fraudulentas para pessoas de todo o país.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, por meio do 81º Distrito Policial, que acompanhou a entrada no imóvel, localizado no 15º andar. O local estava vazio no momento da apreensão.

Como funcionava o golpe?
O dispositivo, conhecido como ERB Fake, é capaz de simular uma estação radiobase legítima de operadoras de telefonia, permitindo o envio de mensagens com links maliciosos. Esses SMS são usados para aplicar golpes, como phishing, roubo de dados e fraudes financeiras.
A investigação começou após denúncias de uma operadora, que identificou interferências e degradação do sinal na região, indicando a presença de um transmissor irregular.
Esta foi a quinta apreensão de um equipamento do tipo na capital de São Paulo em menos de um ano, mostrando que criminosos têm usado cada vez mais essa tecnologia para aplicar golpes.
A Anatel reforça que dispositivos não homologados são ilegais e representam riscos à segurança dos usuários.
A agência orienta a população a desconfiar de mensagens suspeitas, evitar clicar em links desconhecidos e denunciar atividades irregulares por meio do Portal Anatel.









Você precisa fazer login para comentar.