Palestras da Polícia Militar e da Polícia Civil orientam mulheres sobre o aplicativo SOS Mulher; Operação Shamar prende 8 homens por crimes de violência ou relacionados a pensão alimentícia na região.
Nos municípios de Lupércio e Gália, a Polícia Militar, representada pelos comandantes Subtenente PM Rogério Mecenero e 1º Sgt PM Fernando Nunes Ferreira, participou ativamente das palestras do “Agosto Lilás”, campanha promovida pelas prefeituras locais para combater a violência doméstica. O evento destacou formas de identificar agressões, canais de ajuda e ferramentas como o aplicativo SOS Mulher e a Cabine Lilás, que oferecem atendimento especializado a vítimas.


Ferramentas de proteção e denúncia
Um dos focos das palestras foi a divulgação do SOS Mulher, aplicativo gratuito desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Disponível para Android e iOS, o app permite que mulheres em situação de risco acionem a polícia de forma rápida e discreta. Além disso, a Cabine Lilás, em Bauru, estrutura física presente em algumas delegacias, oferece um espaço seguro para que vítimas registrem ocorrências sem exposição; além de oferecer, por meio do 180, a escuta necessária às mulheres que precisam de ajuda.
Operação Shamar: prisões e fiscalização
Em entrevista ao Diário de Garça, a delegada Renata Ono, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Garça, detalhou a Operação Shamar, ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para intensificar o combate à violência doméstica.
“A DDM de Garça intensificou investigações, fiscalizações de medidas protetivas de urgência, cumprimento de mandados judiciais e atendimento especializado às vítimas, atuando de forma integrada para garantir proteção, prevenção e responsabilização dos agressores.” afirma a delegada.
A ação já apresenta um balanço positivo. “Até o momento, as ações resultaram no cumprimento de mandados de busca e apreensão e na prisão de 8 indivíduos por crimes previstos na Lei Maria da Penha e delitos relacionados, além de cumprimento de mandados de prisões em razão da falta de pagamento de pensões alimentícias.“
“A DDM de Garça reafirma seu compromisso no combate à violência contra a mulher e ressalta que a denúncia é fundamental. Vítimas e testemunhas podem procurar a unidade policial, a DDM, localizada na rua Carlos Gomes, 213, Vila Williams, ou também utilizar os canais oficiais”.
Agenda de palestras continua
As atividades do Agosto Lilás seguem em Garça na próxima segunda-feira, com uma palestra em uma empresa privada.
Serviço
- DDM Garça: Rua Carlos Gomes, 213, Vila Williams.
- Denúncias: Disque 180 ou use o SOS Mulher (baixe aqui).










Você precisa fazer login para comentar.