Atividade “Aqui Tem Futuro” trabalhou habilidades socioemocionais essenciais, ensinando adolescentes a lidar com diversos perfis em dinâmicas de grupo para alcançar objetivos comuns.
Trabalhar em grupo é uma realidade inevitável, seja na escola, no mercado de trabalho no futuro ou na vida em sociedade. Mas como transformar essa necessidade em uma oportunidade de crescimento, e não em uma fonte de conflitos? Foi essa a questão central da última atividade da Turma “Aqui Tem Futuro”, da Patrulha Juvenil de Garça, realizada na sexta-feira, 17 de outubro. A iniciativa vai além da divisão de tarefas, mergulhando no desenvolvimento de habilidades interpessoais essenciais para a formação cidadã.
A estratégia por trás da cooperação
Segundo a publicação da própria instituição nas redes sociais, a atividade “Como lidar com diferentes estilos de trabalho em grupo” foi concebida para ir ao âmago das relações em equipe. Os jovens foram conduzidos a uma reflexão profunda sobre os diversos perfis que compõem um grupo, aprendendo a identificar não apenas as próprias forças e fraquezas, mas também as de seus colegas.
O objetivo era claro: em vez de permitir que as diferenças se tornem obstáculos, os participantes foram desafiados a usá-las de forma estratégica. A meta era compreender como características individuais distintas podem se complementar, resultando em um desempenho coletivo superior e mais harmônico.
A filosofia por trás do exercício reforça que a verdadeira troca de conhecimento nasce do respeito e da valorização da diversidade de pensamentos e abordagens. “Trabalhar em equipe é um desafio que vai muito além de dividir tarefas, é sobre aprender a respeitar, compreender e valorizar as diferenças!”, destacou a Patrulha Juvenil.
A mensagem final transmitida aos jovens é a de que, quando cada membro compreende seu papel e o do outro, o grupo não apenas funciona, ele cresce. Essa maturidade coletiva é apontada como um dos caminhos mais seguros para a construção de um futuro promissor, preparando os adolescentes para os complexos desafios da vida adulta.









