Em operação integrada, polícias Civil e Militar averiguaram denúncias e reforçaram a proteção a pessoas idosas; nenhum caso de maus-tratos foi confirmado durante as visitas.
Uma força-tarefa envolvendo Polícia Militar e Polícia Civil moveu-se por Marília na última quarta-feira, 22 de outubro, para proteger um dos grupos mais vulneráveis da sociedade: os idosos. A ação foi o “Dia D” da Operação Virtude, iniciativa estadual que ocorre ao longo de outubro com foco no combate a crimes contra a pessoa idosa.
Durante a operação, as equipes visitaram 17 residências onde moram idosos com idades entre 60 e 94 anos. O objetivo era averiguar denúncias de maus-tratos. De acordo com a delegada Darlene Tozin, da Delegacia de Defesa da Mulher de Marília, que participou da ação, os agentes conseguiram conversar diretamente com os idosos, que foram “muito bem atendidos”.
“Umas até agradeceram a presença da Polícia Militar e da Polícia Civil. Ficaram felizes com a preocupação”, relatou a delegada. Apesar das denúncias que motivaram as visitas, nenhuma situação de maus-tratos foi revelada ou confirmada durante a ação do dia 22.
Além do trabalho preventivo e de fiscalização, a operação também teve um braço repressivo. Conforme detalhado pelo tenente PM Rui, sete mandados de prisão foram averiguados, resultando na captura de um indivíduo que era procurado pela justiça. Um mandado de busca e apreensão de arma de fogo também foi cumprido, mas o item não foi localizado.
As autoridades reforçam o chamado à população. “Caso você observe qualquer situação de maus-tratos contra idosos, denuncie”, orientou o tenente Rui. A delegada Darlene Tozin complementou: “Nós estamos prontos a atendê-los, toda a população”. As denúncias podem ser feitas junto à Polícia Militar ou à Polícia Civil, também de forma online ou pelos números 190 (da Polícia Militar) ou 180 (que recebe inclusive denúncias anônimas, contra os mais diversos tipos de violência).









