Sessão do marco do Cinema Novo acontece no dia 4 de setembro, no Complexo Cultural “Emílio Pedutti Filho”; entrada é franca.
A cidade de Marília exibirá, amanhã, 4 de setembro, uma sessão especial de um dos filmes mais importantes da cinematografia nacional. “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), obra-prima de Glauber Rocha, com sessão gratuita às 20h, na Sala de Projeção do Complexo Cultural “Emílio Pedutti Filho”. A iniciativa é uma realização do programa Pontos MIS, em parceria com a Secretaria da Cultura do município.
O evento integra a programação de setembro do projeto, que leva sessões de cinema a diversas cidades do estado, promovendo o acesso à cultura e fomentando a formação de plateia.
Sobre a obra
Dirigido por Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” é um marco fundamental do movimento Cinema Novo. O filme se passa no árido sertão brasileiro e narra a saga do vaqueiro Manuel e sua mulher, Rosa. Após cometerem um crime em legítima defesa, o casal foge e se vê dividido entre dois caminhos antagônicos de salvação e revolta: o messianismo religioso representado por Sebastião e a violência libertária do cangaceiro Corisco.
Com uma estética inovadora, linguagem poética e forte crítica social, o longa é uma alegoria sobre a luta de classes, a fé cega e a exploração do povo nordestino. A trilha sonora, composta por Sérgio Ricardo, é outro ponto alto da produção, que recebeu importantes prêmios, como o Especial do Júri no Festival de Acapulco (México) em 1966.
Pontos MIS
Os Pontos MIS são um programa de difusão cultural que começou como uma ação do Estado de São Paulo, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), e hoje conta com o apoio fundamental do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Esta expansão foi crucial para democratizar o acesso à sétima arte em todo o país.
O programa tem como objetivo principal criar uma rede de cooperação com municípios paulistas e, posteriormente, de outros estados, para promover uma programação regular e gratuita de cinema. Ele leva a diversas cidades um circuito de obras diversas, que inclui desde clássicos consagrados e documentários até produções contemporâneas e independentes, fomentando a economia criativa e garantindo que a cultura audiovisual chegue a um público cada vez mais amplo.









