Iniciativa online e gratuita oferece formação em astronomia e outras áreas científicas para jovens de 14 a 17 anos, com mentoria de pesquisadoras da USP e outras universidades.

Meninas apaixonadas por ciência e astronomia têm até 8 de junho para se inscrever no Astrominas 2025, projeto desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. A iniciativa, que já está em sua sexta edição, tem como objetivo estimular a participação feminina nas ciências, oferecendo uma imersão em astronomia, física, matemática e outras disciplinas de forma lúdica e acessível.
Com 400 vagas disponíveis (podendo aumentar conforme o número de voluntárias), o projeto é voltado para estudantes entre 14 e 17 anos, matriculadas em escolas públicas ou privadas de todo o Brasil. As atividades serão realizadas online, entre 12 de julho e 1º de agosto, com carga horária diária de 3 a 4 horas.
Mentoria de cientistas e empoderamento feminino

As participantes terão a oportunidade de aprender com pesquisadoras graduadas, mestras, doutoras e pós-doutoras – batizadas carinhosamente de “fadas madrinhas” –, majoritariamente da USP, mas também de outras instituições. Além do conteúdo científico, o projeto aborda desafios enfrentados por mulheres na ciência, preparando as jovens para os obstáculos acadêmicos e profissionais que podem encontrar no futuro.
“A Academia ainda é um ambiente hostil. Por mais que a gente tenha avançado, falta equidade. Queremos preparar essas meninas para que saibam qual é a luta, quais direitos elas têm e quais ainda precisam conquistar”, explica Elysandra Cypriano, coordenadora do Astrominas.
Como participar?
As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online até 8 de junho, e as vagas serão sorteadas. Para concorrer, é necessário:
- Identificar-se com o gênero feminino;
- Ter entre 14 e 17 anos completos até 12/07/2025;
- Estar matriculada em uma escola de Educação Básica (incluindo ETECs);
- Ter acesso a um dispositivo com internet para vídeos e discussões no WhatsApp.
As participantes que concluírem todas as atividades receberão um certificado digital da USP. Mais informações e o link para inscrição estão disponíveis no site oficial do projeto.
Sobre o Astrominas
Criado em 2019, o Astrominas surgiu como uma forma de desconstruir a ideia de que ciências exatas não são para meninas, usando a astronomia – uma área interdisciplinar e fascinante – como porta de entrada para outras disciplinas científicas. Além de estimular carreiras em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o projeto busca empoderar as jovens para o exercício da cidadania, mostrando que o conhecimento científico é para todos.









Você precisa fazer login para comentar.