Vera Maria Polito da Silva diz que foi surpreendida pela decisão, que ocorre dias após operação policial apurar irregularidades em licitações do setor.
A Secretária Municipal de Saúde de Pirajuí, Vera Maria Polito da Silva, foi exonerada do cargo na segunda-feira, 24 de novembro, por determinação da prefeita Rosalina Sônia dos Santos (PL). A administração municipal não divulgou os motivos oficiais para a decisão, que deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias.
A troca na liderança da pasta de Saúde ocorre menos de 11 meses após Vera assumir o cargo e em um contexto de investigação da Polícia Federal no município. Na última quarta-feira, 19 de novembro, a PF deflagrou uma operação para apurar supostas irregularidades em licitações públicas da Prefeitura, especificamente em contratos custeados com recursos federais do SUS.
De acordo com a PF, as apurações indicam que contratos para serviços de coleta e transporte de resíduos de saúde foram realizados sem licitação e firmados com microempreendedoras individuais recém-criadas e sem capacidade técnica para executar os serviços. Na ocasião, a Prefeitura emitiu uma nota negando que as buscas tenham ocorrido em suas instalações, atribuindo as ações a terceiros e reafirmando colaboração com o processo.
Apesar da proximidade das datas, não há confirmação oficial de que a exoneração da secretária tenha relação direta com a operação da PF. Em entrevista à rádio do município, a Rádio Clube de Pirajuí, Vera Maria Polito da Silva afirmou ter sido surpreendida pelo comunicado de sua saída, que foi repassado durante uma reunião, fazendo com que ela deixasse as funções imediatamente após a notificação.
Em nota oficial, a Prefeitura de Pirajuí agradeceu a “dedicação e profissionalismo” de Vera à frente da secretaria e reafirmou seu “compromisso com a saúde pública”. A transição, segundo o comunicado, será “realizada de forma planejada” para assegurar a continuidade dos serviços à população. Quem assume a pasta interinamente é a Diretora-Executiva de Saúde, Denise Guimarães de Oliveira. Novas informações sobre a sucessão no cargo devem ser divulgadas em breve, já que Vera ainda consta no site oficial como secretária da pasta ainda nesta terça-feira.









