Diário de Garça

Notícias de Garça e região, novidades culturais e cursos gratuitos.

Anvisa notifica recolhimento de analgésico da Geolab por falha técnica

Empresa promoveu recolhimento voluntário ao identificar variação na quantidade de codeína em nove apresentações do medicamento. Agência mantém medida preventiva e divulga lista completa de lotes afetados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira, 9 de dezembro, uma resolução que oficializa o recolhimento de lotes específicos do medicamento Paracetamol + Fosfato de Codeína, fabricado pela Geolab Indústria Farmacêutica S/A. A ação, classificada como medida preventiva, decorre de um recolhimento voluntário iniciado pela própria empresa, que identificou uma irregularidade técnica no produto.

A resolução RE nº 4.971, publicada no Diário Oficial da União (DOU), detalha que o recolhimento foi motivado por uma variação de 1,9% a 2,66% na pesagem da codeína. Essa divergência ocorreu devido à “correção de umidade do insumo ativo”. Embora as análises tenham confirmado a conformidade com as especificações do produto e a ausência de risco clínico significativo, a variação fere as regras de Boas Práticas de Fabricação e as condições do registro sanitário do medicamento.

A medida preventiva da Anvisa tem como base o artigo 7º da Lei nº 6.360/1976 e o artigo 6º da RDC nº 625/2022. A agência ressalta que a ação de fiscalização é especificamente de “Recolhimento – Voluntário”, indicando que o processo já está em curso pela fabricante.

Lista completa dos itens afetados

Os consumidores, farmácias e estabelecimentos de saúde devem verificar os lotes do medicamento Paracetamol + Fosfato de Codeína, nas seguintes apresentações fabricadas pela Geolab. A medida atinge todos os lotes fabricados a partir de 28 de janeiro de 2025 (data de fabricação) para os itens abaixo:

  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 7,5 Mg com Ct Bl Al Plas Trans X 12
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 7,5 Mg com Ct Bl Al Plas Trans X 24
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 7,5 Mg com Cx Bl Al Plas Trans X 96 (Embalagem Hospitalar)
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 7,5 Mg com Cx Bl Al Plas Trans X 480 (Embalagem Hospitalar)
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 30 Mg com Ct Bl Al Plas Trans X 36
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 30 Mg com Ct Bl Al Plas Trans X 24
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 30 Mg com Cx Bl Al Plas Trans X 96 (Embalagem Hospitalar)
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 30 Mg com Cx Bl Al Plas Trans X 480 (Embalagem Hospitalar)
  • Paracetamol + Fosfato de Codeína – 500 Mg + 30 Mg com Ct Bl Al Plas Trans X 12

Outras medidas de fiscalização no mesmo ato

A mesma resolução da Anvisa que trata do analgésico da Geolab também determinou ações para outros três produtos considerados irregulares:

  1. Audioclean: Determina apreensão e proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso de todos os lotes. O produto é um medicamento fabricado por empresa desconhecida e sem registro na Anvisa.
  2. Uplife: Determina apreensão e proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso de todos os lotes. O produto, que contém uma mistura de ervas como sene e cáscara-sagrada, também não possui registro na agência.
  3. Full Spectrum Oil 6.000mg (Marca Leve CBD): Proíbe a comercialização e propaganda de todos os produtos derivados de cannabis da marca “Leve CBD”, por não possuírem registro ou autorização da Anvisa. A medida atinge também o site levecbd.com.

Descubra mais sobre Diário de Garça

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre Diário de Garça

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading